17 fev Turismo interno e sustentável estão em alta; confira tendências para o setor em 2022
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 16/02/2022)
O Ministério do Turismo divulgou nesta terça-feira (15) uma publicação sobre as tendências do turismo para 2022, ano importante “para a recuperação da atividade turística após um período de grave retração e perda de empregos”.
De acordo com o estudo, sustentabilidade e preocupação com a segurança sanitária seguem em alta. “Destinos e empreendimentos que souberem oferecer experiências únicas ao turista também terão vantagem competitiva no cenário de retomada”, afirma o texto.
Confira alguns pontos:
1. O turismo interno segue ditando a preferência dos viajantes a curto e
médio prazos por conta das restrições impostas a viagens internacionais. Além disso, muitas pessoas buscaram novos formatos para viajar. Neste cenário, o turismo rodoviário ganhou força junto com o crescimento do mercado de motorhomes. O ministério até criou o Grupo de Trabalho de Caravanismo e Ponto de Apoio ao Viajante.
2. Os viajantes vêm mostrando cada vez mais interesse em passar suas férias em lugares alternativos aos destinos turísticos já consolidados, estando mais abertos a realizar atividades diferentes durante as férias, com mais envolvimento com a natureza. O ecoturismo impulsionou nichos como o cicloturismo e o aumento de roteiros voltados para bikers nos últimos meses.
3. Viajar de forma responsável, levando em conta os impactos ambientais, é algo que o turista já procura e passará a investir cada vez mais. Assim, destinos que priorizam a sustentabilidade – e que demonstram isso de forma clara – se destacam.
4. O anseio por contato com a família que foi distanciada devido à pandemia, além de conexões com novas pessoas e a comunidade local se tornam uma forte tendência para 2022. De acordo com a publicação do ministério, momentos como esse serão usados para aproximar os laços familiares, de amizade, além do estabelecimento de novos vínculos.
5. A implementação de medidas de prevenção e biossegurança pelos prestadores de serviço continua influenciando as escolhas em todo o mundo, sendo mais importantes que o preço em alta. Ao mesmo tempo, buscam medidas de cuidado e autopreservação, para viajar e desfrutar de experiências e atividades com liberdade e segurança.