Obras em Fortaleza de São José da Ponta Grossa recuperam patrimônio, criam acessibilidade e renovam acesso à praia

A imagem mostra a fortaleza de pedras sendo restaurada e revitalizada com caminhos planos e escadas para os pedestres

Obras em Fortaleza de São José da Ponta Grossa recuperam patrimônio, criam acessibilidade e renovam acesso à praia

As obras de restauro e requalificação da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, que fica na Praia do Forte, região norte de Florianópolis, estão tomando mais forma. O antigo calçamento, que contornava a fortificação, deu lugar a um novo passeio. Novos sanitários, para uso dos visitantes, estão em instalação. As estruturas metálicas de rampas de acesso e elevador também já foram construídas. As obras são custeadas pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, com projetos, contratos, gestão e fiscalização da superintendência do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Santa Catarina. A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), dá apoio logístico ao trabalho e prepara um plano para reabertura da fortaleza à visitação.

Os trabalhos na Fortaleza de São José da Ponta Grossa começaram em 2020. Com as obras de restauro, a fortificação será mais facilmente acessível por quem tem dificuldades ou limitações de locomoção. Uma rampa dará acesso a diferentes terraplenos – os níveis em que a fortaleza é construída. A estrutura que servirá de apoio à rampa já está instalada. Ela fica próxima de onde também haverá um elevador para acesso ao interior da fortificação.

Na parte interna da fortaleza, prédios já ganharam novos reparos de alvenaria, como a Casa do Comandante, o Paiol da Pólvora, a Capela e o Quartel da Tropa. Uma das novidades é que foram construídos sanitários com mais capacidade para atendimento dos visitantes. Mas a melhoria não será apenas no conforto de quem for visitar o local após a reabertura. O monumento vai ganhar nova expografia, áreas verdes renovadas e um sistema de visitação guiada por áudio.

Também o acesso à Praia do Forte, pela trilha que contorna a fortaleza, está renovada. As antigas peças de concreto, que tinham vãos entre elas, deram lugar a calçamento e escadarias. É importante ressaltar, no entanto, que os trechos não estão completamente liberados ao público, pois ainda há obras no local.

Além da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, na Ilha de Ratones Grande, também passa por obra de restauração e requalificação. Ao todo, o investimento chega a R$ 12 milhões para as duas fortalezas. Por enquanto, com as obras em andamento, os locais necessitam de atenção por quem passa próximo.

Embora estejam fechadas à visitação desde o início da pandemia da Covid-19, a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) trabalha em um plano de reabertura tão logo seja possível conciliar as diferentes questões – como a segurança sanitária e as obras.

(UFSC, 09/02/2022)