07 fev Jornalistas lançam livro dedicado a culinária de Florianópolis
Florianópolis é considerada pela UNESCO uma das Cidades Criativas da Gastronomia. O título valoriza a comida como patrimônio cultural. Esse foi o ponto de partida para que as jornalistas Catarina Duarte e Lívia Schumacher desenvolvessem o livro “O guia de receitas manezinhas”, lançado neste ano.
O livro foi primeiro apresentado como parte do projeto de conclusão do curso de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2020, foi o vencedor do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020 na categoria Patrimônio Imaterial.
A ideia foi contar o modo de preparo de pratos típicos e também dos cozinheiros por trás das criações. Os personagens variam de renomados chefs manezinhos até pessoas comuns que dividiram com as autoras suas receitas familiares.
“Nosso objetivo é mostrar como a comida é um elemento que faz parte da c
ltura. Não é só um livro de receitas, mas também uma coletânea de histórias. São avós que lembram a infância nos pratos que preparam, como a Dona Lila e Zenaide. Mas também há cozinheiros já consagrados que usam os pescados daqui para produzir pratos de alta gastronomia”, comenta Catarina.
O guia será distribuído de forma gratuita para bibliotecas de instituições públicas como a UFSC, IFSC e a biblioteca estadual. A versão on-line do livro pode ser acessada pelo link ou no PDF. Mais informações estão disponíveis no perfil do Instagram: @receitasmanezinhas.