08 fev Estado volta a culpar empreiteira por atrasos, após 13 meses da ordem de serviço da passarela de Ratones
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, do Governo de Santa Catarina, voltou a culpar a empreiteira pelos atrasos na construção da passarela de Ratones, em Florianópolis, após 13 meses da assinatura da ordem de serviço de uma obra que sequer começou. Entretanto, mesmo diante da situação, a secretaria somente rescindiu o contrato com a empresa que não fez a obra apenas no dia 31/01/2022, consolidando um atraso ainda maior. Para piorar a situação, como a obra não saiu ao longo de todo o ano, o Estado abriu uma nova licitação somente no mês de dezembro e nenhuma empresa se interessou, pois os valores não foram atualizados. As informações foram obtidas pelo Conexão com Samuel Vidal, autor do pedido de informações sobre o atraso da obra junto a secretaria.
Há anos, moradores de Ratones reivindicam a passarela para travessia da SC-401, no Norte da Ilha. Agora, a situação se dificulta, pois não há processo de licitação aberto com valores atualizados, atrasando ainda mais a obra. A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade havia relançado o edital, no fim do ano passado, sem consultar o grupo gestor para fazer uma atualização de valores, situação que está ocorrendo somente agora. Ainda assim, a secretaria ainda não abriu um edital para contratar outra empreiteira, pois “conversa com algumas empresas para verificar o interesse delas” sobre a obra. Normalmente, essa não é uma situação comum, já que o governo lança um edital e as empresas entregam as propostas. A situação em vigor pode lançar dúvidas sobre a lisura do processo.
A ordem de serviço para a construção da passarela foi assinada no dia 7 de janeiro de 2021. O investimento inicial, previsto pelo Governo de Santa Catarina, foi na ordem de R$ 2 milhões para a passarela de 230 metros que será instalada sobre a SC-401, próximo do acesso para Jurerê. O prazo para a conclusão dos serviços no km 7,6 da rodovia era de seis meses. A obra é reivindicada pela comunidade de Ratones há mais de 20 anos. O local registra movimentação intensa de pedestres, já que muitos precisam cruzar a rodovia para pegar o ônibus na SC-401.
(Jornal Conexão, 07/02/2022)