Demanda do consumo de orgânicos nos serviços de alimentação

Foto colorida com um prato e garfo e faca verdes e duas mãos se cumprimentando

Demanda do consumo de orgânicos nos serviços de alimentação

Pesquisadores do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão realizando levantamento sobre a demanda por alimentos orgânicos nos serviços de alimentação fora do lar de Florianópolis, Santa Catarina.

As informações levantadas servirão como base para a organização de uma iniciativa de compra e venda de frutas, legumes e verduras orgânicas entre serviços de alimentação e grupos de agricultores orgânicos da região da Grande Florianópolis.

Através de um formulário online, empresários/as, gestores, nutricionistas, chefs de cozinha, cozinheiros e cozinheiras podem apontar os hábitos de compra, as características, a demanda, as especificidades e condições necessárias para a compra de alimentos orgânicos e agroecológicos por restaurantes e demais serviços de alimentação em Florianópolis.

Acesse o formulário aqui

Para saber mais:

O LACAF/UFSC tem como objetivo atender atividades de ensino, pesquisa e extensão em Comercialização da Agricultura Familiar. Na relação com os agricultores, seu objetivo primeiro é ampliar o valor agregado pelos produtores, especialmente quando se trata da produção de alimentos limpos. Também está em seu escopo de atuação a perspectiva de acesso a alimentos Bons, Limpos e Justos pelos consumidores. Em 2017 lançaram a iniciativa de Células de Consumidores Responsáveis. Hoje são cerca de 400 consumidores organizados em 12 células, diretamente conectados a 54 famílias agricultoras. Essas famílias abastecem mais de 7 toneladas de alimento por mês, sem contar os pedidos adicionais que são em grande quantidade, e fazem parte dos 5 grupos de agricultores familiares certificados pela Rede Ecovida de Agroecologia.

(Observatório da Gastronomia, 03/11/2021)