25 fev Demanda do consumo de orgânicos nos serviços de alimentação
Pesquisadores do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão realizando levantamento sobre a demanda por alimentos orgânicos nos serviços de alimentação fora do lar de Florianópolis, Santa Catarina.
As informações levantadas servirão como base para a organização de uma iniciativa de compra e venda de frutas, legumes e verduras orgânicas entre serviços de alimentação e grupos de agricultores orgânicos da região da Grande Florianópolis.
Através de um formulário online, empresários/as, gestores, nutricionistas, chefs de cozinha, cozinheiros e cozinheiras podem apontar os hábitos de compra, as características, a demanda, as especificidades e condições necessárias para a compra de alimentos orgânicos e agroecológicos por restaurantes e demais serviços de alimentação em Florianópolis.
Acesse o formulário aqui
Para saber mais:
O LACAF/UFSC tem como objetivo atender atividades de ensino, pesquisa e extensão em Comercialização da Agricultura Familiar. Na relação com os agricultores, seu objetivo primeiro é ampliar o valor agregado pelos produtores, especialmente quando se trata da produção de alimentos limpos. Também está em seu escopo de atuação a perspectiva de acesso a alimentos Bons, Limpos e Justos pelos consumidores. Em 2017 lançaram a iniciativa de Células de Consumidores Responsáveis. Hoje são cerca de 400 consumidores organizados em 12 células, diretamente conectados a 54 famílias agricultoras. Essas famílias abastecem mais de 7 toneladas de alimento por mês, sem contar os pedidos adicionais que são em grande quantidade, e fazem parte dos 5 grupos de agricultores familiares certificados pela Rede Ecovida de Agroecologia.
(Observatório da Gastronomia, 03/11/2021)