16 fev Cidades brasileiras apostam na natureza e no turismo de experiência para retomada
Já falamos aqui no blog sobre como o desenvolvimento sustentável, estruturado e planejado de um destino turístico pode mudar a cidade e trazer diversas novas oportunidades impactando diversos setores, podendo inclusive se tornar uma âncora do desenvolvimento econômico. Nos últimos anos a Urban Systems tem feito estudos e pesquisas em cidades que são consideradas destinos turísticos brasileiro e temos percebido grandes mudanças no perfil do consumo e do turismo em função da pandemia. Além disso, nota-se que algumas cidades têm, inclusive, tido aumento no fluxo de turistas.
Atualmente, isso ocorre por diversos fatores, mas podemos apontar como principais a pandemia que, por si só acaba fazendo com que as pessoas procurem destinos mais próximos, além da alta no dólar e no euro que diminuem as possibilidades de viagens internacionais tradicionais, mesmo com a abertura das fronteiras aos vacinados.
De acordo com o Guia para a Retomada Econômica do Turismo*, lançado pelo Ministério do Turismo em novembro de 2021, já destacado pelo blog, o turismo doméstico e de curta duração para lugares próximos aos grandes centros urbanos, locais que possibilitem viagens de carro, trem ou ônibus, será importantíssimo para a retomada do setor no País. O documento inclusive sugere investir no ecoturismo como modalidade que ganhou força a partir da pandemia.
Para ampliar a segurança dos turistas, o guia recomenda a adoção de selos e certificados, a serem aplicados em estabelecimentos como hotéis, pousadas, restaurantes e atrações turísticas.
(Confira a matéria completa em Urban Systems, 10/02/2022)