Transporte marítimo da Grande Florianópolis tem três grupos na disputa

Transporte marítimo da Grande Florianópolis tem três grupos na disputa

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 24/01/2022)

O transporte marítimo da Grande Florianópolis tem três grupos na disputa do Chamamento Público para elaboração do projeto. No dia 15 de fevereiro a Secretaria de Infraestrutura (SIE) irá divulgar o vencedor.

Estão habilitados o Grupo de Consultores CPEA, Engimind, Kido Dynamic, LPC Latina, Moysés e Pires e Terrafirma; o Consórcio Itaigara (Saddy Advogados, Planos Engenharia, Bureau da Engenharia, Okaan Consultoria, Antabi, Rangel & Souza Advogados) e Griffon Hoverwork, do Reino Unido.

O grupo vencedor terá quatro meses para apresentar os estudos. Logo após, será aberta uma consulta pública e a SIE irá elaborar uma licitação para contratar a empresa para operar o sistema. Antes, entretanto, o texto do edital será encaminhado ao Tribunal de Contas (TCE).

O governo estadual e o BID já apontaram a viabilidade do modal hidroviário. Três rotas devem iniciar a operação: Barreiros-Miramar (centro de Florianópolis), Beira-Mar de São José-Miramar (centro de Florianópolis) e Pontal (Palhoça)-Tapera (Capital).

O governador Carlos Moisés da Silva, em apresentação do modelo aos interessados, disse que embarcações com baixa emissão de carbono e navegação silenciosa terão prioridade.

Os moradores da região aguardam para ver esse antigo sonho sair do papel e se tornar uma realidade.