03 jan Relatório Anual de Progresso dos Indicadores de Florianópolis (RAPI) é lançado
Contando com a participação de professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para sua elaboração, o Relatório Anual de Progresso dos Indicadores de Florianópolis (RAPI) tem o objetivo de auxiliar o governo e a sociedade a estabelecerem e seguirem prioridades com metas claras e mensuráveis para o desenvolvimento sustentável da cidade. Assim, contribui para a avaliação das políticas públicas urbanas a partir de uma visão técnica, objetiva e metodologicamente embasada.
Como funciona a elaboração do relatório
Sendo resultado da coleta e análise de indicadores de sustentabilidade ambiental, urbana e fiscal, o documento se baseia na metodologia do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e é fruto de um trabalho coletivo que envolve diferentes organizações sob coordenação da Rede de Monitoramento Cidadão de Florianópolis (Rede Ver a Cidade Floripa).
Nesse sentido, o Grupo Executivo de Trabalho que coordena a coleta, semaforização e elaboração do relatório é composto pela Associação FloripAmanhã, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e e o Observatório Social do Brasil – Florianópolis.
Pela UFSC, os representantes e autores são os professores Hans Michael Van Bellen e Clarissa Stefani Teixeira, líder do grupo VIA Estação Conhecimento.
Semaforização dos indicadores
O relatório, que compreende o período 2020-2021, está dividido em 03 dimensões:
Sustentabilidade ambiental e mudança de clima (36 indicadores), Sustentabilidade urbana (124 indicadores) e Sustentabilidade fiscal e governança (37 indicadores). Por todo o documento essas dimensões são subdivididas em 12 pilares e 26 temas compondo um conjunto de 197 indicadores.
(Confira o post completo em VIA – Estação Conhecimento, 23/12/2021)