Projeto de obra da Avenida das Rendeiras, em Florianópolis, segue normas de acessibilidade

Projeto de obra da Avenida das Rendeiras, em Florianópolis, segue normas de acessibilidade

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 06/01/2022)

Em decisão sobre uma representação do Ministério Público de Contas, o conselheiro César Filomeno Fontes, do TCE/SC, negou medida cautelar para suspender temporariamente a utilização do Manual Calçada Certa, adotado pela Prefeitura de Florianópolis.

Fontes se baseou em relatório da Diretoria de Licitações e Contratações, que considerou que o manual, utilizado na obra de revitalização da Avenida das Rendeiras, está de acordo com normas brasileiras de acessibilidade.

O conselheiro determinou, no entanto, que sejam ouvidos os engenheiros Paulo César Carvalho Machado de Souza e Tiago José Schmitt, responsáveis pelo acompanhamento da revitalização da via. O entendimento preliminar dos auditores é de que o projeto básico contempla o que prevê a regulamentação brasileira.

“Verifico que as irregularidades apontadas pelo MP de Contas realmente parecem decorrer da execução da obra e não do projeto e do Manual Calçada Certa, que estão em conformidade com as normas da ABNT”, destacou o relator. A decisão de Fontes ainda será submetida à ratificação, ou não, do tribunal pleno.

A obra na Avenida das Rendeiras vem rendendo polêmica e discussão desde o início das intervenções, em outubro do ano passado. Os moradores passaram a questionar principalmente a localização do piso tátil, que serve de referência para locomoção segura das pessoas cegas ou com visão reduzida.