07 jan Pequenos empreendedores criticam veto do governo à redução do ICMS para a gastronomia
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 06/01/2022)
A Ampe Metropolitana (Associação dos Empreendedores das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Florianópolis) é contrária ao veto do governo do Estado à redução do ICMS de 7% para 3,2% para o setor de bares e restaurantes.
“Santa Catarina é um Estado que tem entre suas principais atividades o turismo, que atrai pessoas de todos os continentes. Somos, por exemplo, referência na produção de cervejas artesanais. Apenas na Grande Florianópolis temos mais de 20 microcervejarias, que fazem parte da Ampe e da rota turística Caminho Cervejeiro, além de milhares de restaurantes e empresas ligadas ao entretenimento”, lembra o presidente Piter Santana.
A Ampe entende que mesmo com o parecer jurídico do governo pela ilegalidade da mudança tributária, a decisão do governador Carlos Moisés “demonstra falta de sensibilidade e de capacidade de ouvir o setor produtivo que, mesmo em meio a toda adversidade, torna Santa Catarina um dos Estados que mais recebe impostos pela produção privada”.
“Esperamos que a Assembleia Legislativa, assim como votou a favor da redução, possa derrubar o veto e corrigir essa injustiça”, apelou Piter. A entidade representa cerca de 200 mil pequenos negócios na região.