Jornada de Incubação de Startups do MIDITEC está com inscrições abertas

Jornada de Incubação de Startups do MIDITEC está com inscrições abertas

MIDITEC, programa estratégico da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em parceria com o SEBRAE/SC, está com inscrições abertas para a Jornada de Incubação de Startups 2022. Empreendedores interessados em acelerar o desenvolvimento de seu negócio, por meio de uma metodologia multipremiada, rede de mentores ampla e experiente e conexão com o mercado, investidores e parceiros, têm até 21 de janeiro para se candidatar. Fundada há 23 anos, a incubadora MIDITEC é uma das mais premiadas do Brasil. Foi duas vezes reconhecida pela UBI Global como uma das cinco melhores do mundo e quatro vezes como a melhor do país.

Atualmente, a iniciativa conta com uma jornada mais inovadora, abrangente e completa, apoiando startups desde etapas iniciais (validação e geração de demanda) até fases mais avançadas (tração e escala), por todo o estado de Santa Catarina. O MIDITEC já desenvolveu mais de 100 startups, entre elas algumas que se tornaram cases do ecossistema, como Pixeon, RD Station, Knewin,  Asksuite e Arvus. Em 2020, além de Florianópolis, a metodologia de incubação do MIDITEC se expandiu e está em funcionamento em Joinville, Brusque, Blumenau, Lages  e Chapecó.

O Programa de Incubação pode ter a duração de 12 até 36 meses, dependendo da maturidade do negócio. Há duas modalidades disponíveis: incubação não residente (startup não ocupa sala, porém tem acesso a todos serviços e benefícios) e residente (ocupa espaço no Centro de Inovação ACATE Sapiens, em Florianópolis).

Benefícios do programa

Com o apoio de mentores e consultores experientes, o MIDITEC irá trabalhar as habilidades das incubadas, além de competências para desenvolvimento de negócios, estratégias de operacionalização, viabilidade econômica e financeira, modelos de monetização, tamanho de mercado, potencial de escalabilidade e cultura organizacional. Além disso, as empresas terão acesso a capacitações e eventos exclusivos para networking, passarão por diagnóstico e Health Score e poderão participar dos demais Programas Estratégicos da ACATE, como as Verticais de Negócio, por exemplo.

A iniciativa é composta por duas fases que separam as startups de acordo com o nível de maturidade. O Startlab contempla as duas primeiras etapas do programa: validação e geração de demanda. Já  o Growthlab engloba as duas últimas: tração de vendas e escala.

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever startups de base tecnológica que já tenham iniciado o processo de validação. As startups, portanto, já devem ter uma estratégia de operacionalização do negócio e um modelo de monetização. Não é necessário ter clientes pagantes, mas é importante ter um plano de como pretende monetizar com a solução proposta. Também é necessário ter CNPJ em Santa Catarina e um time dedicado à startup, além de ter uma solução competitiva com grau de inovação e que apresente viabilidade econômica, financeira e de ser escalável.

Além do SEBRAE/SC, o MIDITEC tem patrocínio da Softcon e Baptista Luz e apoio da Prefeitura de Florianópolis, Rede de Inovação e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Saiba mais sobre o programa e inscreva-se neste link <https://sc.acate.com.br/miditec>.

(DeOlhoNaIlha, 12/01/2022)