Beto Barreiros: Novos turistas são educados e tem mais poder aquisitivo

Beto Barreiros: Novos turistas são educados e tem mais poder aquisitivo

Da Coluna de Moacir Pereira (ND, 01/01/2022)

Há 37 anos, quando o empresário Roberto Barreiros Filho instalou um bar diferenciado no Mercado Público, o Box 32 é referência nacional e internacional. Tornou-se parada obrigatória de turistas do Brasil e do exterior. E termômetro sobre o turismo na Ilha de Santa Catarina.

Nesta entrevista, Beto Barreiros avalia a nova temporada.

Qual sua avaliação sobre este início de temporada?
É extremamente positiva. Pela primeira vez, estamos vendo um turista que, normalmente, iria viajar para o exterior. Agora, este turista está descobrindo o próprio Brasil, que ele desconhecia. São pessoas com excelente poder aquisitivo, muito educadas, mostrando felicidade por estarem em Florianópolis. A cidade vive, portanto, um momento especial, muito positivo.

Este movimento é só no Mercado Público Municipal?
Não! É geral em toda a cidade. A Ilha melhorou muito em diferentes aspectos. Você pode pedir porção de ostras em casa, tem quem faça salmão defumado para pronta entrega e outros serviços. Houve um crescimento importante no setor de serviços.

A gastronomia também melhorou muito após a pandemia, não?
Sem dúvida. Houve aprimoramento e muitas pessoas vieram de outras cidades para a Capital. No mundo inteiro, a gastronomia vem em primeiro lugar na expansão do turismo, e depois a hotelaria. A gastronomia é precursora da atividade. A qualificação de nossa gastronomia é top: temos cozinha asiática, brasileira, francesa, japonesa, portuguesa, vegetariana, etc. Tem para todos os gostos.

O que falta para melhorar o turismo?
Um pouco mais de cuidado com a mobilidade. Dar mais informações sobre o horário de pico, horas de ir e volta para as praias, estender os horários para evitar congestionamentos. Enfim, oferecer mais conforto para os turistas.