15 dez VIA publica livros sobre Proposição de Ações para Habitats de Inovação
O Grupo VIA Estação Conhecimento publicou recentemente uma série de livros sobre habitats de inovação que estão presentes em territórios espalhados pelo Brasil. Essas publicações são resultado dos trabalhos elaborados pelos alunos na disciplina de Habitats de Inovação em Rede, conduzida pelo VIA Estação Conhecimento no último trimestre de 2020.
Publicações são resultado da disciplina de Habitats de Inovação em Rede
A série de Proposição de Ações para Habitats de inovação localizados em diferentes territórios do Brasil consta de 10 obras. Este é o resultado do trabalho realizado por alunos da disciplina de Habitats de Inovação, ministrada para o mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC), que foi realizada em rede pelo grupo VIA Estação Conhecimento. A disciplina teve 76 inscritos conectados oriundos de três países, 12 estados brasileiros e 37 cidades. Confira a localidade dos discentes no mapa.
A proposta foi conduzida por meio da metodologia exclusiva do grupo VIA Estação Conhecimento, chamada Ciclo VIA que utiliza ferramentas inovadoras do grupo para a identificação de desafios e a proposição de enfrentamento, mitigação ou resolução dos mesmos. Assim, o trabalho com os alunos se baseou em problemas e projetos reais pertencente a 10 territórios brasileiros. A metodologia utilizada transcorreu por seis etapas: i) personas e atores; ii) desafios; iii) soluções; iv) stakeholders; v) proposição de atuação no território; e, vi) demo day.
Para elaboração das proposições, os alunos receberam o compartilhamento de experiências de docentes e especialistas nos diversos temas de inovação. Ainda, contataram stakeholders locais que contribuíram no desenvolvimento das propostas. Dessa forma, os autores dessa série trabalharam em rede para propor ações para habitats de inovação localizados em 10 territórios brasileiros. Os territórios que possuem proposições estão localizados em Serra no Espírito Santo; Maceió em Alagoas; Santarém no Pará; Cuiabá em Mato Grosso; São Bento do Sul; Balneário Camboriú; São José; e Florianópolis em Santa Catarina; Santa Rosa; e, Santa Maria no Rio Grande do Sul. Todas essas proposições envolveram os ecossistemas de inovação dos territórios apresentados.
Quer saber tudo sobre a disciplina, acesse: Habitats de inovação em rede: uma disciplina de impacto. Também é possível assistir no YouTube as apresentações dos trabalhos finais.
(Confira a matéria completa em VIA – Estação Conhecimento, 14/12/2021)