09 dez Transporte marítimo avança na Grande Florianópolis
Da Coluna de Renato Igor (NSC, 08/12/2021)
O transporte marítimo da Grande Florianópolis deu um passo importante para sair do papel. Antigo desejo dos moradores e defendido por urbanistas que apostam na intermodalidade – terá mais uma etapa na direção de se tornar realidade.
A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE-SC) lança na próxima segunda-feira (13) a Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para receber os interessados em apresentar o projeto do esperado transporte marítimo da Grande Florianópolis.
Um estudo da SIE em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) já apontou a viabilidade dos transporte aquaviário, inclusive apontou o valor de R$ 6,50 na tarifa. Empresas da Inglaterra e Austrália já demonstraram interesse na operação. A SIE está confiante pois, devido a mudança na lei das PMIs, há mais segurança na participação da concorrência pública.
Antes da alteração, as empresas precisavam investir em estudos mais sofisticados e caros sem a certeza de que seriam remuneradas para tal. Agora, um comitê governamental seleciona previamente a empresa com mais expertise, segundo o edital, e ela terá a certeza que será remunerada.
A partir de segunda-feira, serão 30 dias para a seleção da empresa e 90 dias para a elaboração do estudo. Após este período, haverá a consulta pública, o encaminhamento do edital para o TCE e o lançamento da licitação da concessão, prevista para 2022. A operação do sistema é projetada para 2024.
Além do avanço nos processos burocráticos, será preciso vencer o ceticismo da população, já acostumada com promessas de governos anteriores e que resultaram em nada. E que a sociedade acompanhe todas as etapas a partir de agora com transparência plena.