02 dez Sapiens e Ânima firmam parceria nas áreas de ensino, pesquisa e inovação
Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 01/12/2021)
O Sapiens Parque, de Florianópolis, e a Anima, uma das maiores instituições privadas de educação do Brasil, firmaram nesta quarta-feira um protocolo de intenções para colaboração nas áreas de ensino, pesquisa, ciência, tecnologia e inovação. Pelo acordo, não haverá transferências de recursos entre as partes, mas projetos futuros como a instalação de um hospital de ponta e de um centro de educação estão em análise. As informações são do presidente do Sapiens, Daniel Leipnitz, que assinou o acordo com o diretor de operações da Regional Sul da Ânima Educação, Rogério Salles Loureiro.
– Para nós essa parceria é muito importante porque educação é um dos pilares dos distritos de inovação. A gente está muito empolgado porque eles representam não só educação, como também pesquisa e desenvolvimento – afirmou Leipnitz.
Conforme o presidente do Sapiens, o trabalho com a Ânima será em quatro vertentes. Uma é na área de medicina e saúde, que está entre as prioridades da empresa. A Inspirali, spin-off controlada por ela, recebeu nesta terça-feira aporte de R$ 1 bilhão da DNA Capital e está sendo avaliado em R$ 5 bilhões. Esse braço da Ânima vai investir em saúde, podendo fazer também o hospital.
Outra vertente é a Ânima Academy, que atua na formação em massa de profissionais para o setor de tecnologia. Essa empresa não é vinculada à educação formal. Oferece cursos que as pessoas fazem e que elas só começam a pagar a partir do momento em que estão empregadas e ganhando um teto, explica Leipnitz.
Outra prioridade será a área de educação para negócios porque a empresa detém, no Brasil, as marcas Singluarity e HSM. E a quarta vertente é a nova escola da Ânima para oferecer programas voltados à melhoria da saúde mental de trabalhadores e da comunidade em geral.
Com investimentos elevados em Santa Catarina nos últimos anos, a Ânima adquiriu as universidades Unisul e Unisociesc, ambas instituições com cursos na maioria das áreas da educação.
Também participaram da reunião no Sapiens o reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt, a diretora executiva Daniella Abreu, a diretora jurídica Caroline Ávila e a analista financeira Cristiane das Neves.
Pelo acordo, o Sapiens e a Ânima poderão realizar intercâmbio de know-how e tecnologias, eventos científicos e tecnológicos em conjunto, projetos de pesquisa e desenvolvimento, treinamentos, programas de ensino e outros. A parceria começou a valer no momento da assinatura.