15 dez Rio impróprio para banho está desaguando no mar em frente a ilha do Campeche
No último relatório divulgado pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) no último dia 8/12, um trecho da Praia do Campeche aparece como impróprio para banho. Apenas quatro pontos da praia foram analisados e um deles deu positivo para a bactéria Escherichia Coli, esgoto presente nas fezes de animais de sangue quente e pode acarretar vários problemas de saúde.
O local impróprio fica no final do rio (que deságua no mar) da rua Fátima Nunes, bem em frente a Ilha do Campeche e a poucos metros da entrada da praia pela Avenida Pequeno Príncipe.
O JF apurou que desde 2011 a balneabilidade do Campeche é conferida ao menos 24 vezes por ano, e neste ponto sempre houve oscilação. O local estava com certificado de próprio para banho desde o dia 28 de setembro, mas no último dia 23/11 passou a ser impróprio. No dia 30 de novembro outra coleta foi feita e o resultado foi positivo para esgoto, o mesmo aconteceu dia 7 de dezembro.
Localizada entre o leste e sul da ilha, a Praia do Campeche é uma das preferidas pelos moradores e disputa com a Armação e a Joaquina a visita de um grande número de turistas que buscam locais alternativos fora do norte da ilha.
(Jornal de Floripa, 14/12/2021)