09 dez Grafites transformam muros e fachadas das unidades educativas de Florianópolis
Do pesquisador da cultura açoriana e criador dos seres fantásticos conhecidos hoje em todo o Brasil, Franklin Cascaes, a uma das três primeiras mulheres a serem eleitas parlamentares no país, Antonieta de Barros, e aos versos e o retrato de um dos mais importantes poetas nacionais, criador do simbolismo, Cruz e Sousa.
Estes e outras importantes figuras da história e do folclore da Capital foram imortalizados nas ruas e prédios do município pelos contornos do grafite, arte que colore cidades em todo mundo desde a década de 1970 e que ganhou visibilidade em Florianópolis há pelo menos quatro anos, quando enormes painéis e obras dos vários artistas locais passaram a se multiplicar na cidade.
Desde setembro de 2021, a diversidade de traços e estilos e a intervenção artística do grafite passaram também a embelezar e mudar o visual dos muros e fachadas das unidades educativas de Florianópolis. Os temas, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, são os mais variados: boi de mamão, o hino da Capital, brincadeiras, educação étnico-racial, tecnologia, sustentabilidade, pesca. Cada traço feito tem uma história a ser contada.
(Confira a matéria completa em ND, 08/12/2021)