06 dez Galos, marcianos e quintais: a arte de Meyer Filho nas ruas de Florianópolis
“O Baile Místico de Meyer Filho” é um mural em homenagem ao artista catarinense. Na parede do edifício Comasa, estará exposta a figura do pintor e seus sonhos, os galos, casarios, quintais e bois de mamão.
O evento tem realização do Museu da Escola de Santa Catarina (MESC/UDESC), Associação FloripAmanhã e Instituto Meyer Filho. O projeto foi viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura.
A partir de terça-feira (7), às 17h, as artes de Meyer Filho estarão representados num enorme painel. Ali, deve chamar a atenção dos transeuntes que passam pelo centro de Florianópolis.
Florianópolis é um lugar que sempre abrigou figuras criativas, que às vezes fundiam o gênio com o escracho, o folclórico com o vanguardista. Poucas delas, no entanto, superam Ernesto Meyer Filho (1919-1991) em inventividade e irreverência.
Numa terra de poucas ousadias, ele se dizia embaixador de Marte na Terra, desenhava enquanto bebia com os amigos em bares (e distribuía pequenas obras de arte aos circundantes).
Ernesto criava alucinadamente e desafiava a pasmaceira reinante, especialmente no meio artístico, fazendo performances, xingando os desafetos em outdoors e condenando a hipocrisia social em charges que espalhou pelos jornais do século 20.
A par disso, o instituto que leva o seu nome está executando um amplo projeto que prevê exposições, a edição de um livro e muitos eventos e ações educativas e de interação via internet em 2022.
Este trabalho vem sendo desenvolvido há mais de dois anos, quando se festejou o centenário de nascimento do artista.
(Confira a matéria completa em ND, 05/12/2021)