24 nov Novo mural gigante em Floripa terá imagem do artista Ernesto Meyer Filho
Depois de Cruz e Sousa, Franklin Cascaes e Antonieta de Barros, Florianópolis vai ganhar mais um mural gigante em homenagem a seus filhos ilustres. Desta vez o homenageado será o artista Ernesto Meyer Filho.
O mural terá o nome de “O Baile Místico de Meyer Filho” e está sendo instalado por iniciativa da Associação FloripAmanhã, Museu da Escola Catarinense (MESC/UDESC), Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Instituto Meyer Filho, com apoio de Floripa Sustentável, COMAP – Comissão Municipal de Arte Pública do IPUF/PMF, Colormar Tintas, Tintas Coral, Street Art Tour e Ondina Editora. A expectativa é que a obra seja finalizada no início do próximo mês.
Meyer Filho nasceu em Itajaí em 1919 e faleceu em Florianópolis, em 1991, aos 71 anos. Era tachado de louco pelos conservadores da sua época, deixou sua arte registrada até mesmo em guardanapos dos bares e nas costas de folhas de cheque. Seus temas preferidos eram sempre quintais e galos fantásticos, busando sua inspiração no planeta Marte.
Seu quadro Idílio fantástico (1957) foi, até que se prove o contrário, a primeira pintura fantástica produzida e exibida, pelo menos no estado de Santa Catarina. Meyer Filho foi também o primeiro artista plástico moderno de Santa Catarina que, sem sair do seu estado natal, expôs, individualmente, em galerias profissionais e museus do Rio de Janeiro (Galeria Penguim, 1960), Belo Horizonte (Museu de Minas Gerais Pampulha, 1961) e São Paulo (Casa do Artista Plástico, 1963 e 1964).
O Projeto tem patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes – Edição 2020, com doação da ENGIE.
(Tudo Sobre Floripa, 23/11/2021)