28 nov Centro de Florianópolis terá novo painel de 33 metros de altura; veja de quem
Os personagens e o rosto de um dos nomes importantes da arte de Santa Catarina vão ganhar um mural de 33 metros de altura, na lateral de um edifício da Rua Felipe Schmidt, em Florianópolis. A obra, executada por 28, deve ficar pronta até meados de novembro em homenagem aos 100 anos do nascimento do artista.
– Esse mural faz uma espécie de cortejo dos personagens que ele criou em vida e a ideia é que a partir do rosto, do semblante, essas figuras saiam da cabeça dele, da terra, dos quintais da Ilha de Santa Catarina, com uma presença do galo, voando em direção a Marte – explicou Sandra Meyer, filha do artista.
Sandra conta que o pai apresentava o planeta Marte como um espaço utópico, sem guerra, fome, onde tudo é perfeito.
– Ele usava essa ideia do planeta Marte como uma crítica à sociedade capitalista, às questões do planeta Terra. O mural tem esta perspectiva, da Terra a Marte – contextualizou Sandra.
A iniciativa é do Museu Escola Catarinense (Mesc/Udesc), Centro de Artes (Ceart/Udesc), Floripamanhã e o Instituto Meyer Filho.
Mito mágica
Esnesto Meyer Filho nasceu em 1919, em Itajaí, e morreu em Florianópolis, em 1991. O nome do mural, Baile Místico, deriva do movimento cultural que valoriza os artistas da chamada corrente Mito Mágica das expressões artísticas de Santa Catarina.
– Os artistas são homenageados no Baile Místico (porque) a questão da Ilha da magia não se deve só às belezas naturais, mas à mentalidade mágica e lúdica dos habitantes do nosso lugar, muito bem traduzida pelos nossos artistas, como por exemplo, Franklin Cascaes e Meyer Filho – explicou Bebel Orofino, que integra o movimento.
A previsão inicial é que o mural fosse pintado em 2019, mas a pandemia impôs a espera até agora. Se o tempo ajudar, o trabalho deve ficar pronto até meados de novembro.
Os recursos para execução do mural são do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e da Fundação Catarinense de Cultura, de uma doação da empresa Engie, além do apoio da Comissão de Arte Pública de Florianópolis e de outras empresas privadas.
Outros murais
Outros dois murais no Centro da capital também chamam atenção dos moradores e turistas. Entre eles estão as obras com a imagem da professora e política Antonieta de Barros, o poeta Cruz e Souza, o escultor e folclorista Franklin Cascaes e o motorista de aplicativo Mário Mariano de Assis com a esposa, Elza.
(CBN, 28/10/2021)