19 nov Carros elétricos entram em pauta em SC após promessa de redução de gases na COP26
Santa Catarina avançou rumo às boas práticas ambientais durante a participação na COP26 (Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas). Ações na área de mobilidade com carros elétricos, por exemplo, entraram em pauta no Estado.
Integrantes do governo de Santa Catarina e da General Motors (GM) vão atuar juntos em um Grupo de Trabalho para planejar e fomentar a eletromobilidade no Estado. A proposta é resultado de uma reunião entre o governador Carlos Moisés (sem partido) e dirigentes da companhia, logo após o retorno de Glasgow, na Escócia, onde ocorreu a COP26.
Diante da manifestação da empresa em implementar a política completa de fabricação de carros elétricos, o governador colocou à disposição o ambiente tecnológico catarinense. O intuito é planejar ações envolvendo o processo de transição, com o uso dos novos modelos de veículos que ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes.
Durante a Conferência, o Estado se comprometeu a reduzir pela metade as emissões de carbono até 2030 e atingir a neutralidade até 2050.
Carlos Moisés afirmou que Santa Catarina tem todo o interesse em incentivar projetos comprometidos com a proteção do meio ambiente e que o Estado já trabalha em várias frentes para a transição energética justa para modelos mais sustentáveis.
No caso dos carros elétricos, por meio da Celesc, o Estado conta com postos de recarga em uma rota que vai do Litoral ao Extremo Oeste e segue trabalhando para estruturar a rede com mais eletropostos pelo estado.
Conforme a vice-presidente da GM na América do Sul, Marina Willisch, o cenário catarinense é atrativo para parcerias que estimulem a produção de carros elétricos, fortalecendo a presença do estado, do Brasil e da América do Sul no modelo de mobilidade que, segundo a montadora, deverá estar consolidado nos próximos 10 anos.
(Confira a matéria completa em ND, 18/11/2021)