Um resgate da primeira expedição de açorianos para Santa Catarina

Um resgate da primeira expedição de açorianos para Santa Catarina

Há 274 anos, em 21 de outubro de 1747, as primeiras embarcações com açorianos partiam de Portugal em direção à Ilha de Santa Catarina. A expedição satisfazia tanto os interesses do então governador da Capitania de Santa Catarina, o brigadeiro José da Silva Paes, que pretendia povoar a região, quanto dos açorianos, que sofriam com a fome. Quem explica é a socióloga Lélia Pereira Nunes, professora aposentada e imortal da ACL (Academia Catarinense de Letras).

“Nessa primeira leva, algo que me chamou muita atenção, quando li o edital régio, é que eles fazem o documento dizendo que olharam a cor dos olhos, dos cabelos, se tinham doença, dentes, se eram gordos, magros, se era um casal com muitos ou poucos filhos”, conta Lélia.

Os primeiros a chegar foram recebidos onde, atualmente, fica a rua dos Ilhéus, no Centro de Florianópolis, em 6 de janeiro de 1748. Após três meses de viagem e 8 mil km enfrentando ansiedade, doenças e até a morte, 461 chegaram com vida e 12 não resistiram.

Os sobreviventes estavam em situação tão precária de saúde que foram colocados em quarentena e pisaram em solo firme somente em 22 de fevereiro de 1748. Até 1754, quase 6 mil açorianos vieram para Santa Catarina e, conforme Lélia, o inimigo deles no arquipélago era a escassez de recursos.

(Confira a reportagem completa em ND, 22/10/2021)