27 out Regularização de esgoto triplica na Lagoa da Conceição em seis meses
O programa de inspeção sanitária, educação ambiental e mobilização social da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, vistoriou 15.140 imóveis desde fevereiro de 2021. Desde o início das ações, o número de regularização triplicou, subindo de 12% para 41%.
O Trato pela Lagoa é realizado pela Casan em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis. O último balanço apontou que 440 imóveis irregulares foram ajustados após as fiscalização. Na primeira inspeção, o número era 182. Somados, são 662 imóveis regulares na Lagoa.
O Trato pela Lagoa vistoria, mas não tem poder de fiscalização ou de multar o morador. Periodicamente, os dados de irregularidades são repassadas para Vigilância Sanitária e a Floram.
O total foi de 2.140 vistorias, acrescentando os retornos – quando o grupo é chamado para comprovar que as condições foram regularizadas.
As caixas de gorduras são os problemas mais comuns, detectados pelo Trato em 1.247 imóveis. Foram 429 locais com conexão parcial à rede de esgoto e conectado à rede pluvial, considerado crime ambiental.
(Confira a matéria completa em ND, 26/10/2021)