06 out Programa que prevê venda de imóveis da União inclui a Via Expressa Sul de Florianópolis
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 05/10/2021)
A área da Via Expressa Sul, em Florianópolis, vai ser incluída em programa pioneiro do governo federal que prevê a venda de propriedades da União que estão subutilizadas por intermédio de um fundo imobiliário. A iniciativa é liderada pela Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia.
O processo vai acontecer em paralelo à discussão sobre o projeto de revitalização da área de 1 milhão e 236 mil metros quadrados– previsto em protocolo de intenções assinado entre União e município de Florianópolis -, que vai ouvir entes públicos e representantes da sociedade civil.
“O objetivo é fomentar a discussão sobre qual o melhor modelo, sobre o que a cidade quer para aquele espaço. Temos que dar um uso adequado para a área”, diz o superintendente em SC da SPU (Secretaria de Patrimônio da União), Nabih Chraim.
Esse debate vai servir para a definição do que será feito na Via Expressa, que vem sendo chamada de Beira-Mar Sul, e as transações que serão necessárias para viabilização dos projetos, como cessões da União ao Estado e município ou a venda via fundo imobiliário. Além disso, eventuais mudanças no zoneamento urbano terão que ser aprovadas pela Câmara de Vereadores.
Segundo Chraim, o aterro da Baía Sul – que abriga o CentroSul e a passarela Nego Quirido – não está incluído no projeto.