25 out Furto de cabos de energia prejudica recuperação de lagoa artificial na Lagoa da Conceição
O furto de cabos de energia na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, prejudicou as obras de recuperação da lagoa de evapoinfiltração realizadas pela Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) na região. O crime aconteceu entre a última sexta-feira (22) e o sábado (23). A fiação furtada abastecia as bombas usadas na lagoa artificial pela companhia, que precisou interromper os trabalhos no local até a chegada de um gerador de energia.
A obra
Desde o fim de semana, as bombas estão operando com geradores para que os trabalhos não parem. A Casan iniciou as obras de recuperação na manhã de sexta-feira (22). Os trabalhos integram o Prad (Plano de Recuperação de Área Degradada) que a companhia vem planejando e executando para o local desde o desastre ambiental de janeiro deste ano.
“O trabalho está focado na dragagem para a retirada do material lamo-arenoso depositado no fundo da lagoa artificial, com objetivo de devolver a infiltração natural do terreno. Atualmente, além de comprometer a capacidade de infiltração do efluente tratado no solo, o material sedimentado ao longo dos anos reduz a capacidade de recebimento do efluente na lagoa”, informou a Casan.
(Balanço Geral, 25/10/2021)