08 out Final de semana de imersão no mundo das abelhas sem ferrão reforça a importância dessa espécie para o meio ambiente
Entre os dias 24 e 26 de setembro, 34 pessoas tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos acerca das abelhas sem ferrão na Jornada de Meliponicultura Urbana, que aconteceu no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. O curso foi realizado em parceria com a Urbees – meliponicultura urbana e trouxe informações importantes sobre essa espécie nativa e social, que ganha cada vez mais espaço entre nós.
Os participantes, com os mais diversos interesses e de diferentes locais do Brasil, vivenciaram uma experiência incrível de imersão no tema. Através de atividades teóricas e práticas, aprenderam sobre as multifuncionalidades, técnicas para criação em casa, valorização e proteção das melíponas.
Acessível, a meliponicultura se populariza nos centros urbanos e ganha cada vez mais adeptos. A criação de abelhas nativas sem ferrão se destaca pelo fácil manuseio, pois podem ser manejadas sem os tradicionais equipamentos de segurança, baixo investimento e possiblidade de geração de renda. Além disso, alia a preservação ambiental, pois essas inofensivas companheiras são essenciais ao equilíbrio ecológico. Estima-se que 83% das árvores brasileiras dependam da polinização delas, mas por conta do desmatamento, a população dessas abelhas foi extremamente reduzida.
(Confira a matéria completa em SESC/SC, 07/10/2021)