Como os dados podem otimizar a mobilidade urbana?

Como os dados podem otimizar a mobilidade urbana?

Uma cidade inteligente aposta em tecnologias capazes de monitorar e levantar uma série de dados que, ao serem analisados, podem gerar informações relevantes para o enfrentamento de desafios urbanos, com a melhor condução de políticas públicas e a disseminação do conhecimento para a população em geral.

Dentre os tantos desafios das metrópoles contemporâneas, a mobilidade é uma das principais pautas entre gestores, profissionais e pesquisadores. A mobilidade é relacionada à dinâmica urbana, aos trânsitos e rotinas do cotidiano, à qualidade do ar e meio ambiente e ao aproveitamento do uso do solo. Ainda assim, a maioria das cidades do mundo apresenta altos índices de congestionamento, poluição do ar e superlotação de transportes públicos.

Diante deste cenário e das possibilidades de um desenvolvimento urbano mais inteligente, muitas tecnologias vêm sendo utilizadas para a otimização do transporte e fluxo urbano. Nesse sentido, apresentam-se a seguir duas iniciativas que, através da coleta e oferta de dados, auxiliam a mobilidade nas cidades.

(Confira a matéria completa em VIA – Estação Conhecimento, 04/10/2021)