23 set Manifesto por uma cidade livre Coleta de lixo, escola e ônibus: Chega da ditadura dos sindicatos
Mais uma vez, o Movimento Floripa Sustentável, constituído por 45 entidades representativas da comunidade catarinense, vem a público para manifestar seu repúdio ao sindicato de trabalhadores do serviço público municipal pelas atitudes irresponsáveis, contrárias aos desejos do cidadão contribuinte e até violentas que caracterizam a decretação de mais uma greve da Comcap e a obstrução da entrada de caminhões no Centro de Valorização de Resíduos do Itacorubi.
Já são inúmeras nos últimos anos as greves, obstruções e paralisações de transporte coletivo, aulas e coleta de lixo na Capital catarinense promovidas por uma elite sindical – e a cidade já está cansada de dizer basta. Só neste ano o Floripa Sustentável já fez dois manifestos como este para repudiar, primeiro no final de janeiro, a greve e a violência que marcaram mais uma paralisação da Comcap; e depois, em fins de maio, para protestar contra a greve nas escolas municipais, mesmo com decisão da Justiça para a retomada das atividades de aulas presenciais em turmas do ensino fundamental.
Em ambos manifestos, o Floripa Sustentável pediu pela manutenção das multas determinadas pela Justiça, o desconto de dias parados e a rigorosa apuração de atitudes criminosas. Na greve de maio, afirmávamos: “Florianópolis não se ajoelhará mais diante dos grevistas da Comcap. Ou a autarquia muda, ou então será mudada por um serviço mais barato, eficiente e que não pare de funcionar”.
Um serviço como o que é prestado, por exemplo, por empresas especializadas em cidades como Balneário Camboriú, Joinville, Jaraguá do Sul e Chapecó, custando muito menos para a Prefeitura e para a população. Tão importante quanto isso é que funciona ininterruptamente, porque livre das manobras de uma casta sindicalista.
Florianópolis precisa, definitivamente, entrar no Século XXI no que se refere aos serviços públicos. Considerada a segunda cidade “mais inteligente” do país, não pode mais ficar à mercê da ignorância do atraso, de ideologias retrógradas e da permanente ameaça de acordar sem ônibus, sem escola, sem coleta de lixo.
A Prefeitura e a Câmara Municipal, assim como os demais poderes públicos constituídos, contam com o apoio do Floripa Sustentável e de todas as entidades que dele participam para promover essa virada na chave que abrirá as portas da cidade para sua definitiva libertação.
(Assessoria de Imprensa Floripa Sustentável, 23/09/2021)