Mais de 100 pessoas participaram dos workshops de ideação no Evento REMAR, iniciativa do Movimento Floripa Sustentável

Mais de 100 pessoas participaram dos workshops de ideação no Evento REMAR, iniciativa do Movimento Floripa Sustentável

Com coordenação da AsBEA SC e a VIA Estação Conhecimento da UFSC, o projeto REMAR – iniciativa do Floripa Sustentável – tem objetivo de revitalizar e requalificar o Parque Náutico Walter Lange, no Centro da Capital.

O local, que fica ao lado da rodoviária da cidade, há anos esquecido, e que abriga as sedes dos clubes de remo de Florianópolis, fica isolado pelo sistema viário. A passarela, segundo os usuários daquele espaço, é um desejo de mais de 20 anos. Não por menos, é uma das prioridades dentro do REMAR.

Mas o projeto vai além, com perspectivas de potencialização de uso de todo o entorno do parque náutico. Propor ideias e soluções a partir da identificação de um plano de necessidades foi o foco dos encontros que ocorreram no sábado e domingo (11 e 12/9) de forma totalmente on-line, com profissionais de diferentes áreas, entre arquitetos, urbanistas, designers, engenheiros, paisagistas, especialistas em sustentabilidade, iluminação, sinalização e conforto, entre outros. Foram formados quatro grupos multidisciplinares e cada um ficou responsável por um segmento: sedes dos clubes e entorno, conexões urbanas, parques e equipamentos públicos, e comunicação e wayfinding.

O próximo passo agora é reunir as principais ideias e dar visibilidade e entendimento a cada uma delas em um único documento que será apresentado dia 25/09 aos participantes, entidades, poder público e aos maiores interessados, os usuários do local.

(Com informações da ASBEA-SC)