14 set Cidades e Comunidades Sustentáveis
Se você tivesse que escolher uma imagem para retratar a humanidade, qual você selecionaria ao olhar para cidades e comunidades sustentáveis?
Não há dúvidas, que há muitas fotografias para marcar a criatividade e a beleza do mundo. Há lente para muitos olhares e a interpretações da realidade, por isso, a arte tem importância para apurar nossas emoções, boas ou ruins, ampliando nossa capacidade de ver e sentir o mundo.
Uma boa referência, é o documentário “Human – The movie” dirigido por Yann Arthus-Bertrand, que explora todos os lados da humanidade percorrendo o mundo inteiro para entender a sua verdadeira essência e os paradoxos da existência. A partir de relatos e expressões marcantes de pessoas de diferentes culturas é possível captar identidades e especificidades que existem no mundo.
Estas especificidades e identidades que tornam comunidades e territórios únicos através de trajetórias e vias de progresso refletidas nas condições de desenvolvimento econômico, social, ambiental, cultural e político.
A partir destes cenários, que a Organização das Nações Unidas através dos objetivos do desenvolvimento sustentável registra um conjunto de metas para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. É um projeto compartilhado para alcançar um futuro mais pacífico, próspero e igualitário para todos. Diante dos desafios que a humanidade enfrenta como pobreza, desigualdade, mudança climática, paz, justiça, além de outras referências.
Importante destacar, a visão da humanidade no sentido de integridade sistêmica. A sustentabilidade como processo comunitário de troca e aprendizagem contínua para a transformação dos processos de sustentação da vida. Estes dois elementos, o humanismo e a sustentabilidade, como pilares de construção e fortalecimento de territórios usados pela cultura e a criatividade.
Um dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU são as cidades e comunidades sustentáveis. Ou seja, o compromisso de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. [1]
(Confira a matéria completa em VIA – Estação Conhecimento, 14/09/2021)