28 set Centro de Florianópolis tem 74% dos imóveis com esgoto irregular
Eles são complementares e ajudam Florianópolis a combater o esgoto irregular. O primeiro é a Blitz Sanear, força-tarefa da Prefeitura de Florianópolis e Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), que fiscalizou aproximadamente 5 mil imóveis na Capital, desde a criação, em 2018. O outro é o Se Liga na Rede, programa da prefeitura para orientar os moradores.
O Se Liga foca em um grupo de bairros com rede coletora de esgoto e, por contrato, fica cerca de um ano nos locais. Atualmente, está no Centro e em Coqueiros.
“No mês passado fizemos um levantamento e, no Centro, foram 2.764 imóveis inspecionados e 2.051 irregularidades encontradas, ou seja, 74%. É a média”, explica Luan Casanova, da Echoa Engenharia, empresa que gerencia o Se Liga na Rede há três anos.
No último domingo (26), a empresa encerrou o segundo contrato. “Agora estamos renovando. O Se Liga continua até setembro de 2022”, afirma Casanova. Ainda segundo ele, em Coqueiros, 68% dos imóveis estão irregulares e estas situações nem sempre representam danos ao meio ambiente.
(Confira a matéria completa em ND, 28/09/2021)