13 ago Reunião ampliada debate a regulamentação do uso de Food Trucks na capital
A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Pública realizou nesta quinta-feira (12) uma reunião ampliada para debater a regulamentação do uso dos Food Trucks, lanchonetes itinerantes montadas dentro de veículos que transportam e vendem comida. O objetivo da reunião foi estudar a melhor forma de adaptar o serviço em Florianópolis.
“A minha expectativa é que com esse diálogo a gente aumente a possibilidade de uma retomada econômica pós-pandemia, que todos estão precisando, todos estão necessitando desse auxílio do poder público e uma das formas também do poder público auxiliar, enquanto, por exemplo, Executivo, é ampliar pontos, ouvir e ampliar ao máximo as possibilidades para que as pessoas possam trabalhar e ter essa retomada econômica”, salientou a autora do requerimento, vereadora Maryanne Mattos (PL).
“A Secretaria de Segurança Pública, com a SUSP (Superintendência de Serviços Públicos), que faz parte da pasta, tem discutido o edital para autorização e credenciamento desse serviço. No nosso entendimento, essa é uma discussão não só oportuna como importante, levando em consideração vários fatores: a pandemia, qualquer oportunidade de geração de emprego e renda, principalmente baseado em empreendedorismo, deve ser valorizada e fortalecida. Finalmente, se aproximando o verão, nós acreditamos que o quanto antes essas atividades estejam regulares e ampliadas, melhor nós teremos a oferta desse serviço para aqueles que virão nos visitar”, destacou o Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Araújo Gomes.
Durante a reunião foram elencados alguns encaminhamentos que irão definir os próximos passos na construção do edital. São eles:
– Conhecer as zonas itinerantes de Curitiba para usar de referência em Florianópolis;
– Instalação de pontos fixos e itinerantes;
– Solicitação de documentação simplificada para evitar concorrência desleal entre os estabelecimentos;
– Permissão para estacionar junto a outras feiras da cidade, ampliando seu contato com os consumidores;
– Responsabilizar quem tiver o edital sobre a zeladoria do espaço onde esteja estacionado o food truck;
– Impor a necessidade de formação para ser agente ambiental e ter cuidado com o espaço público.
“Nós estamos vivendo tempos difíceis, tempos de pandemia, tempos de geração de emprego. Então a Câmara de vereadores traz essa discussão pra cá com essa preocupação: geração de emprego. Se vai ser ponto fixo, ponto ambulante, a comissão vai conversar, vamos debater, vamos fazer o que fizemos hoje: ouvir a comunidade e ouvir as pessoas que trabalham nesse setor. Nesse sentido, nós queremos buscar através desse diálogo o melhor para a cidade, o melhor para esses empresários, para que possam realmente tirar dali, desse trabalho, o seu sustento”, finalizou o vereador Diácono Ricardo (PSD), membro da comissão.
(CMF, 12/08/2021)