Ocupações irregulares no Norte da Ilha de SC são alvos do Ministério Público

Ocupações irregulares no Norte da Ilha de SC são alvos do Ministério Público

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 10/08/2021)

A 30ª Promotoria de Justiça da Capital instaurou um inquérito civil para apuração de irregularidades envolvendo as ocupações irregulares nas comunidades da Vila União, na Vargem do Bom Jesus, e Lajota, em Ingleses, ambas no Norte da Ilha de SC.

A iniciativa do promotor Daniel Paladino é motivada pelo alto índice de crescimento demográfico e falta de ações “que eliminem ou minimizem o risco de surgimento ou agravamento de problemas locais que impactam negativamente em vários aspectos do cotidiano como a mobilidade urbana, o saneamento e o meio ambiente, a segurança, a saúde e a educação”.

“São comunidades esquecidas pelo poder público”, afirma Paladino. Os problemas só aumentam: habitações irregulares e precárias, ligações clandestinas de energia elétrica e de água; acúmulo de lixo, esgoto a céu aberto e depredação do meio ambiente. Outra preocupação do Ministério Público é com a atuação de organizações criminosas, como o tráfico de drogas.

Paladino, que solicitou informações ao município e à Polícia Militar sobre o que tem sido feito na região, também disse que vai entrar com uma ação civil pública para “pedir judicialmente que o município seja compelido a fazer a gestão social da comunidade, dando assistência e condições dignas às pessoas ou aloca-las para áreas de interesse social”. Além disso, o processo vai cobrar “uma ação articulada para coibir novas invasões”.