Empreendimento desiste de adotar área pública em área nobre de Florianópolis

Empreendimento desiste de adotar área pública em área nobre de Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 04/08/2021)

Em documento enviado ao prefeito Gean Loureiro (DEM), Waltinho Koerich e Antônio Carlos Scherer, diretores do Beiramar Shopping, comunicaram formalmente a desistência do processo de adoção do terreno da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, para construção da praça Forte São Luís.

“Em que pese defendermos a importância da preservação do patrimônio cultural e histórico da humanidade e a observância das leis, não podemos, sob pena de prejuízo a outros novos projetos que possamos ou pretendemos vir a assumir, ficar atrelados a um projeto ad aeternum, na expectativa da solução de demanda que independe da nossa vontade e cujo prazo para tal não há como ser aferido”, afirmam.

A decisão é motivada pela demora de autorização para início dos trabalhos. O acordo para construção da praça pelo Beiramar Shopping foi firmado em agosto de 2018, mas o projeto ainda esbarra na burocracia.

A gota d´água foi a decisão da Justiça Federal, em ação protocolada pelo MPF, que suspendeu o início de qualquer obra no local até que sejam feitos mais estudos arqueológicos no espaço público.