10 ago Ciência para o desenvolvimento mais inteligente: Relatório de Ciência da UNESCO
Foi lançado em 1993 com o nome de Relatório de Ciência Mundial. Atualmente é conhecido como: Relatório da Ciência da UNESCO.
Com o objetivo de monitorar a evolução do sistema de apoio à ciência, tecnologia e inovação no mundo, o relatório é para governos, acadêmicos e outros grupos interessados. Dessa forma, mostra como a governança científica está moldando as agendas de desenvolvimento dos países.
A edição de 2020 acompanha o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030. E também, a Quarta Revolução Industrial e o impacto da pandemia na pesquisa e inovação mundial.
Escrita por 70 autores de 52 países, essa edição explora como os países usam a ciência para concretizar um futuro digital e eco- inteligente. Para tanto, conta com dados sobre: gastos, pessoal, publicações científicas e patentes.
Será que usamos a ciência para um futuro melhor ?
Essa foi a questão central da sétima edição com o título: “ A corrida contra o tempo para um desenvolvimento mais inteligente”.
Desse modo, o objetivo foi mostrar os esforços globais em busca de novos modelos para um futuro melhor. Tendo em vista a inovação, economia digital e energias renováveis.
Por um lado, o relógio está correndo para que os países atinjam suas metas sustentáveis até 2030. Por outro lado, os países sabem que sua competitividade econômica futura dependerá da rapidez de sua mudança para as sociedades digitais.
Um ponto de atenção, é que as pesquisas de sustentabilidade não são uma tendência predominante na publicação acadêmica global. Além disso, constatou-se um fraco desempenho em publicações cientificas sobre os ODSs.
(Confira a matéria completa em VIA – Estação Conhecimento, 09/08/2021)