Brasileiro ganha prêmio internacional por sistema que filtra microplásticos

Brasileiro ganha prêmio internacional por sistema que filtra microplásticos

Em março, publicamos uma matéria no CicloVivo sobre o estudante Gabriel Fernandes Mello Ferreira, do Colégio São José, de Itajaí, em Santa Catarina. Com a orientação da professora Fernanda Poleza, ele criou um sistema de filtragem que se mostrou 100% eficiente para reter microplásticos na água. O sistema foi inclusive adotado por uma Estação de Tratamento de Água (ETA), responsável por 70% do abastecimento de Itajaí e Navegantes.

Cinco meses depois, recebemos a notícia de que Gabriel garantiu a primeira vitória brasileira por votação popular do Stockholm Junior Water Prize 2021. O Projeto “Desenvolvimento de um mecanismo de retenção de microplásticos em Estações de Tratamento de Água (ETAs)”, desenvolvido por Gabriel com a orientação da professora Fernanda Poleza, recebeu mais de 26 mil votos.

“Essa vitória brasileira no Stockholm Junior Water Prize demonstra a resiliência da educação brasileira e principalmente o compromisso que nossos estudantes têm na construção de soluções ambientais com viés coletivo gerando impactos na sociedade”, ressalta Witan Silva, engenheiro ambiental e sanitarista e coordenador nacional do Programa de Jovens Profissionais do Saneamento.

(Confira a matéria completa em CicloVivo, 25/08/2021)