Ações de preservação do manancial: Lagoa do Peri

Ações de preservação do manancial: Lagoa do Peri

DADOS

Período: 03/08 a 10/08

♦️ Necessidade do Sistema Costa Sul/Leste: 240 L/s
♦️ Captação Autorizada na Lagoa (outorga): 200 l/s
♦️ Captação atual: 120 L/s
♦️ Cota do nível da água: 267 cm
♦️ Captação em Sistemas Alternativos: 120 L/s
♦️ Precipitação acumulada / 30 dias: 20 mm
♦️ Precipitação acumulada / 12 meses: 2.513 mm
♦️ Cloreto (ponto de observação): 25 a 30 mg/L*

(*) De acordo com a Resolução CONAMA 357/2005:
Art. 2º Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições:
I – águas doces: águas com salinidade igual ou inferior a 0,5 ‰;
II – águas salobras: águas com salinidade superior a 0,5 ‰ e inferior a 30 ‰;
III – águas salinas: águas com salinidade igual ou superior a 30 ‰;
O cloreto é um dos sais que compõe a salinidade e, para águas doces, a mesma Resolução CONAMA 357 estipula o valor máximo de 250 mg/L de cloreto.
Não há valor máximo desse parâmetro para água salobra.
PLANO DE AÇÃO PARA CONSERVAÇÃO DA LAGOA DO PERI
Atualização em agosto de 2021
Dentro de seu Plano de Ação, a CASAN executou um conjunto de ações para redução da captação no manancial da Lagoa do Peri. As ações incluem melhorias na Estação de Tratamento de Água e também interligações do Sistema Costa Leste-Sul aos outros sistemas de abastecimento que atendem a Ilha de Santa Catarina.
Esses investimentos permitem que a CASAN capte atualmente apenas 60% (120 l/s) da Outorga Autorizada para a Lagoa do Peri, que é de 200 l/s.
ACOMPANHE AS AÇÕES:
Novo booster (motobomba) na entrada da Base Aérea para abastecimento de 2.200 unidades consumidoras da Tapera com a água do Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis (Captação em Santo Amaro da Imperatriz, nos rios Pilões e Cubatão). Capacidade de bombeamento de até 25 l/s)
EXECUTADO
Interligação do Sistema Integrado da Grande Florianópolis (SIF) para transporte de 10 l/s para Região do Rio Tavares.
EXECUTADO
Sistema de bombeamento no bairro Saco dos Limões, aumentando a pressão da água enviada para a região Sul da Ilha.
EXECUTADO
Booster sob o Viaduto de acesso ao túnel Antonieta de Barros. O equipamento ampliou em 25 litros por segundo o encaminhamento de água do Sistema Integrado da Grande Florianópolis (Captação em Santo Amaro da Imperatriz, nos rios Pilões e Cubatão) para o Sistema Costa Leste/Sul.
EXECUTADO
Implantação de rede de 9.200 metros de extensão interligando a região da Lagoa da Conceição ao Sistema Costa Norte, com água captada no Rio Vermelho. Esta nova adutora auxilia em caso de manutenções, de estiagem prolongada e para reforço do sistema da região da Barra da Lagoa em períodos de maior consumo.
EXECUTADO
MELHORIA ETA DO PERI
Implantação do Sistema de Flotação por Ar Dissolvido (FAD) na Estação de Tratamento de Água Lagoa do Peri para qualidade da água tratada, com foco nos parâmetros de cor, turbidez e impacto positivo na manutenção de cloro residual livre no Sistema de Abastecimento.
EXECUTADO
AUTOMAÇÃO DA ETA DO PERI
sistemas computadorizados e equipamentos analíticos de água online foram instalados para garantir dosagem mais adequada de produtos químicos, reduzindo o consumo. A automação do processo de tratamento também permite controle mais calibrado da lavagem de filtros, descargas dos decantadores e deságue de lodo.
EXECUTADO
SISTEMA DE DESÁGUE DE LODO 
Instalação de sistema para redução do líquido presente no lodo resultante do processo de tratamento, com diminuição significativa do material final que é enviado para Aterro Sanitário.
EXECUTADO
Implantação de rede de 3.250 metros para interligação do Sistema Integrado da Grande Florianópolis (Captação em Santo Amaro da Imperatriz, nos rios Pilões e Cubatão) ao Sistema Costa Sul/Leste.
Obra autorizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, administradora da Rodovia João Nilson Zunino, para implantação das tubulações ao longo da via.
Meta é conclusão neste segundo semestre.
EM EXECUÇÃO

REVISTA

Clique na imagem para visualizar a revista produzida no auge da
estiagem, no segundo semestre de 2020

REVISTA ANUNCIOU INÍCIO DE AÇÕES – SET/2020

(Casan, 05/08/2021)