19 jul Secretário defende projeto de revitalização do Centro Histórico de Florianópolis
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 18/07/2021)
O secretário municipal de Infraestrutura, Valter Gallina, contestou as manifestações de arquitetos e urbanistas sobre o projeto de revitalização da Praça 15 e ala leste do Centro Histórico de Florianópolis, que está com processo licitatório em andamento. Ele enfatiza, por exemplo, que pedras históricas hoje escondidas vão voltar à paisagem urbana.
“Vamos retirar todo o asfalto que foi colocado sobre os paralelepípedos em frente à Catedral e ao museu, e deixar parte deles que estavam encobertos à mostra”, afirma. No trecho da Arcipreste Paiva, os paralelepípedos serão preservados na faixa reservada aos táxis e na parte próxima à ciclofaixa.
Gallina também destacou a importância do projeto para a oxigenação econômica da região: “Dezenas de comerciantes fecharam suas portas por falta de turistas e moradores. Temos certeza que depois da requalificação da área esses negócios voltarão a gerar emprego e renda”.
O grupo de arquitetos e urbanistas usou um vídeo, publicado na internet, para defender mais discussão sobre a troca de pavimentação em torno da Praça 15 e Largo da Catedral. “A proposta vai descaracterizar a estrutura original, reduzindo seu valor. Além disso, não tem sustentabilidade ambiental e incentiva o aumento do tráfego de carros”, opina Suzana de Souza, especialista em conservação e restauração.
“Áreas de pavimentação são parte integrante do patrimônio urbano da cidade e as pedras agregam valor muito grande, se harmonizam aos conjuntos e formam patrimônio importante a ser preservado”, complementa Maria Isabel Kanan, doutora em ciências da conservação e servidora aposentada do Iphan.
“Defendo a manutenção do pavimento antigo porque trazem identidade, memória, singularidade e conexão”, afirma a arquiteta Cassandra Faes, enquanto o colega e professor de urbanismo Gustavo Andrade considera possível compatibilizar a mobilidade de pedestres com a preservação “dos elementos históricos”.