28 jul Saiba como serão os protocolos do primeiro evento-teste de Santa Catarina
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 27/07/2021)
Os protocolos sanitários que serão adotados no evento-teste de retomada em Santa Catarina foram detalhados nesta terça-feira (27) pelo grupo de trabalho do governo do Estado e pelo maestro Jeferson Della Rocca.
A apresentação da Camerata Florianópolis está programada para a noite desta quinta-feira (29), no teatro do CIC (Centro Integrado de Cultura), em Florianópolis.
A iniciativa servirá como parâmetro para o retorno das atividades do segmento com o máximo de segurança. Todos os participantes precisam estar completamente imunizados com dose única ou duas doses da vacina contra a Covid-19.
Depois da apresentação, elas serão acompanhadas por 14 dias por equipes de pesquisa da Unisul e da Univali por meio de busca ativa e de uma plataforma de rastreabilidade desenvolvido pela Santur em parceria com o setor de eventos estadual. As 548 pessoas que assistirão ao espetáculo serão monitorados a partir de um QR Code colocado no assento.
Além disso, todos participantes do evento-teste terão que usar máscara o tempo todo e seguir as regras de distanciamento e normas diferenciadas para entrada e saída do teatro.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, destacou a união científico-cultural e que o estudo terá como principal objetivo aplicar e avaliar a realização de eventos culturais no Estado e balizar outros de formato similar no futuro.
“Isso é feito a partir de um longo trabalho em conjunto de pesquisa aplicada. Queremos observar comportamentos, atitudes, práticas, o que precisa ser aperfeiçoado e o impacto que gera algo assim, com alto nível de segurança”, disse.
Para Renê Meneses, da Santur, é uma oportunidade para Santa Catarina vislumbrar uma retomada definitiva o mais rápido possível.
“É extremamente importante para o setor de eventos e para o turismo termos esse evento-teste. Teremos um diagnóstico e um balizamento de como podemos retomar as atividades. É um primeiro passo, criamos esse Grupo de Trabalho para fazer esse evento extremamente técnico e científico. Assim vamos retomar os nossos eventos com segurança”.