Portal Cultiva Floripa: nova ferramenta estimula saúde, sustentabilidade e inclusão social

Portal Cultiva Floripa: nova ferramenta estimula saúde, sustentabilidade e inclusão social

Sustentabilidade, saúde, conhecimento e inclusão social a um clique de distância. A Prefeitura de Florianópolis lançou o portal Cultiva Floripa, ferramenta que aproxima a população das ações voltadas para a agricultura urbana na cidade.

Disponibilizado por meio da Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura, o portal traz mais transparência e facilidade no acesso às iniciativas na Capital catarinense. É possível acessar os cursos e oficinas oferecidos pelo Departamento de Educação Ambiental e Comcap, além de informações sobre as hortas comunitárias.

“O Cultiva Floripa vem, através da agricultura urbana, gerar espaços saudáveis com alimentos sem agrotóxicos, incentivando um comportamento mais ecológico e natural. É um raciocínio de educação ambiental para o acesso da população em geral”, diz o superintendente da Pesca, Maricultura e Agricultura, Adriano Roberto Weickert.

A ferramenta ainda vai disponibilizar um mapa identificando todas as hortas existentes em Florianópolis, com materiais educativos sobre as políticas de desenvolvimento sustentável. O portal é lançado em meio a um trabalho de conscientização da prefeitura sobre a importância da boa alimentação, melhoria da qualidade de vida, estímulo à compostagem, valorização das atitudes sustentáveis e aproveitamento de espaços públicos para lazer.

“A procura da população é bem grande. Há uma mudança comportamental em Florianópolis sobre viver e estar bem, sobre os cuidados com o corpo e com a saúde. Então, consequentemente tem uma maior procura por alimentos orgânicos, da agricultura familiar. Essa agricultura que se faz no quintal de casa, em terrenos baldios. Ou que a pessoa tem liberdade para ir ao posto de saúde buscar plantas medicinais através de orientação médica. Isso tudo faz com que tenhamos cada vez mais procura pelo projeto”, destaca Weickert.

(Confira a matéria completa em ND, 24/07/2021)