20 jul Os reflexos positivos da vacinação contra a Covid-19 em Florianópolis
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 19/07/2021)
É nítido o reflexo do avanço da vacinação – 71,54% da população acima de 18 anos já recebeu a primeira dose – na vida social e nas atividades econômicas de Florianópolis.
Com o aumento da sensação de segurança, quem ainda estava focado apenas nas atividades profissionais e reuniões familiares, começa a ficar mais à vontade para um happy hour ou jantar com amigos.
Muitos têm privilegiado espaços ao ar livre, sempre com distanciamento e os necessários cuidados com a higienização. Apesar de preocupados ainda com o pagamento dos empréstimos contraídos desde o início da pandemia, e à espera de ajuda econômica do Executivo estadual, os empresários estão vendo uma luz no fim do túnel.
E o cenário tende a melhorar sensivelmente ainda em julho. A prefeitura da Capital programou para esta segunda-feira (19) uma ação focada na aplicação da segunda dose do imunizante, que chegou até agora a 115.820 pessoas (28,47%), e o governador Carlos Moisés recebeu neste domingo (18) a confirmação do Ministério da Saúde da chegada, “provavelmente nesta semana”, de mais 316.130 unidades para distribuição aos municípios.
O impacto mais importante da imunização, no entanto, é a preservação da vida: a Capital catarinense completou neste domingo 14 dias sem mortes por Covid-19.