Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis completa 20 anos em 2021

Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis completa 20 anos em 2021

Esse ano a Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis completa 20 anos. Poucos sabem, mas essa lei, de 1991, permite com que uma parte do ISS e do IPTU recolhido no município seja destinado para o fomento de ações culturais na cidade.

E recentemente a cidade ganhou dois presentes relacionados para difundir esse assunto. Essa semana foram disponibilizados no YouTube 10 vídeos sobre o funcionamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis.

Os vídeos, gratuitos, são uma iniciativa da empreendedora cultura Mariana Kadletz (da empresa INCENTIVE), em uma ação de contrapartida do projeto que financiou a tiragem de 2 mil exemplares da primeira cartilha sobre a Lei Municipal.

O Projeto foi financiado pelo edital de apoio as culturas 2020. Os vídeos estão disponíveis no https://www.youtube.com/incentivedeverdade

Além disso, os interessados pelo tema e que buscam recursos para produzir cultura na cidade, também podem baixar, gratuitamente, a terceira edição da Cartilha da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O material é inédito no município e foi desenvolvido gratuitamente pelas autoras e empresárias Mariana Kadletz e Paula Borges Lins, que atuam com projetos através de mecanismos de incentivos fiscais há mais de 10 anos.
A cartilha está disponível nos sites das autoras: www.incentivedeverdade.com.br/cartilhas e também em www.institutomaratonacultural.com/cartilha

O material impresso está sendo distribuído gratuitamente para toda a comunidade cultural de Florianópolis.
Mariana Kadletz destaca que “esse é um presente que estamos deixando para a nossa cidade, já que somos manézinhas da ilha e o que mais queremos é ver o fomento da cultura em Florianópolis”.

Paula Borges complementa explicando que “a lei é um importante mecanismo de financiamento da produção cultural, que também tem um papel importantíssimos na economia do nosso município”.

A impressão foi financiada através do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura de Florianópolis – Cultura, Esporte e Lazer.

(DeOlhoNaIlha, 29/07/2021)