21 jul Cultura da pesca artesanal da tainha é retratada em websérie
O manezinho Darci colocou o pé na estrada para saber mais sobre a magia e o encanto que envolvem a pesca artesanal da tainha no litoral catarinense. E o resultado é a websérie “No Rancho com os Rapazi”, com 15 capítulos, em formato de documentário regado a muito humor, que conta com o patrocínio do Floripa Shopping. Tudo para compartilhar a rotina dessa galera que encara o mar diariamente para manter viva a cultura e o sustento de muita família no litoral.
O empreendimento, que carrega em seu DNA muito desses valores e tradição, de quem vive no litoral, abraçou o projeto. E também vai compartilhar semanalmente os episódios via rede social. Quem quiser conferir, o primeiro vídeo já está disponível nos perfis @manedarci e @floripashopping no Instagram, Facebook e Youtube.
“No Floripa Shopping acreditamos na importância de se manter as tradições. E lançar esse projeto com o Manezinho Darci, através da websérie, foi a maneira que encontramos de disseminar ainda mais a cultura da pesca artesanal da tainha. Marca registrada da Ilha e demais cidades litorâneas do Estado”, explica Claudine Scheidt, gerente de marketing do mall. O empreendimento está localizado na SC 401 e faz parte da rota das praias do Norte da Ilha, região onde essa tradição ainda é muito forte.
Cada capítulo vai relatar, através de testemunhos, opiniões e relatos, o que há de mais relevante nessa tradição, que une gastronomia, cultura e economia. Mostrando e valorizando, principalmente, a importância da pesca na vida dessas pessoas, que
passam a tradição de geração em geração há mais de 100 anos. E claro, dando dicas de como preparar a iguaria com quem entende do negócio.
No total, 20 ranchos foram visitados, com paradas estratégicas em praias conhecidas pela atividade, como os tradicionais pontos em Florianópolis, no Norte, Leste e Sul da Ilha. Além das regiões de Bombinhas, Gamboa, Siriú e Pinheira.
“Extremamente organizada, a pesca artesanal da tainha é uma prática centenária no Estado, realizada em canoas de madeira à remo. Com a websérie buscamos disseminar e apoiar a continuidade dessa atividade que movimenta o nosso litoral. Apresentando a rotina desde o chefe da embarcação até o cozinheiro, encarregado de alimentar toda a equipe que fica reunida no rancho de dois a três meses por ano no inverno”, explica Moriel Adriano da Costa, responsável por dar vida ao personagem Darci.
Mais que uma fonte de sobrevivência, a cultura do rancho ajuda também na socialização de idosos e na formação dos pequenos. “Na idade em que muitos enfrentam limitações de saúde, esse pessoal se vê reunido com amigos, fazendo aquilo que traz prazer. Assim a vida passa de uma maneira mais leve e feliz”, destaca Costa.
(Informe Floripa, 20/07/2021)