Câmara volta a emitir carteira de identidade no Balcão da Cidadania

Câmara volta a emitir carteira de identidade no Balcão da Cidadania

A Câmara Municipal de Florianópolis assinou nesta terça-feira (13) um termo de cooperação técnica com o Instituto Geral de Perícias (IGP) para que a emissão de carteiras de identidade (RG) volte a acontecer no espaço Balcão da Cidadania – serviço que havia sido interrompido no ano passado em decorrência da pandema. A iniciativa torna a CMF a primeira do estado a aderir ao convênio.

“Nós entendemos a necessidade da carteira de identidade estar próxima do cidadão, e como nós temos uma demanda reprimida muito grande aqui no estado, eu tenho certeza que a Câmara de vereadores vai ajudar a população de Florianópolis a ter acesso a esse documento que é tão importante”, afirma o Perito Geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano.

Para o presidente da Câmara, Roberto Katumi Oda, essa parceria cria um braço social para atender a população mais carente e aqueles que precisam do documento. “Estamos muito felizes. A gente está até fazendo uma reforma, adaptando a Casa para melhor atender o cidadão. Estamos contratando mais atendentes para fazer o serviço de forma bem feita”, destacou.

O Perito Geral do Instituto Geral de Perícias conta que futuramente Santa Catarina passará a adotar o número do CPF também como número de identidade, facilitando ainda mais a vida dos cidadãos. “O estado será o primeiro da Federação a adotar o CPF como número da carteira de identidade. Com esse lançamento eu tenho certeza que a demanda para emissão da carteira de identidade vai aumentar muito mais, e com relação a isso nós estamos preparando parcerias com prefeituras e Câmaras de outros municípios”, disse Giovani Eduardo Adriano.

Apenas em 2019 foram cerca de 9,6 mil atendimentos realizados no Balcão da Cidadania para emissão de carteira de identidade – um aumento de 44% em relação ao ano anterior. E além da confecção e entrega de RG, o espaço também oferece a isenção de certidões de nascimento e casamento, inclusive de outros estados.

(CMF, 13/07/2021)