Arborização Urbana é o tema do 2º episódio do programa ECOAR do Sesc e Associação dos Amigos do Parque da Luz

Arborização Urbana é o tema do 2º episódio do programa ECOAR do Sesc e Associação dos Amigos do Parque da Luz

O Sesc Santa Catarina e a Associação dos Amigos do Parque da Luz, em Florianópolis, se uniram para ampliar o espaço de discussão e reflexão sobre a cidade, os espaços verdes urbanos e sustentabilidade. Em parceria, as instituições lançaram em junho o programa ECOAR, com episódios mensais na internet, conduzidos por convidados especialistas em temas relacionados ao meio ambiente.

A segunda edição vai ao ar na quinta-feira, dia 29/07, às 19h, no canal do YouTube do Sesc-SC, com o tema “Arborização Urbana um ponto a ser discutido”, com a participação do Dr. Alexandre Siminski (UFSC/Curitibanos), os engenheiros florestais Charles Coelho (Arboran) e Cláudio Renato Wjcikiewicz (Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba).

Para os realizadores, a Arborização Urbana traz muitos benefícios às cidades. “Entre estes estão os benefícios ambientais, estéticos, econômicos e sociais. “No ambiental, por exemplo, o importante papel na melhoria de condições climáticas locais e o consequente conforto ambiental. Apesar disso, esse conforto e a qualidade de vida tanto física, quanto mental muitas vezes são esquecidas quando se fala em planejamento e avanço de áreas urbanas. Os espaços verdes, em especial os públicos precisam disputar locais em uma luta as vezes injusta com o comércio, turismo, prédios públicos. Mas será que é possível o meio termo? Como podemos aliar as duas demandas? Será que estas áreas tem um papel ecológico mesmo estando na cidade? Que árvores seriam próprias para serem utilizadas? Como o poder público e a sociedade de forma geral podem pensar e estruturar estas questões?”

O programa ECOAR atua como um meio de difusão de notícias, com o objetivo de fomentar o diálogo e cooperação entre primeiro, segundo e terceiro setores da sociedade, pautando-se fundamentalmente no eixo temático da Educação Ambiental, nos espaços verdes urbanos e no desafio do desenvolvimento sustentável. Nos próximos meses serão abordados os temas Agricultura Urbana, Educação Ambiental, Compostagem, e Sustentabilidade Corporativa.