07 jun Uma seleção de conteúdo cultural, técnico e/ou científico sobre o universo da Gastronomia e Alimentação
01 ASSISTIR
[Manoel e a Canoa]
O documentário “Manoel e a Canoa” acompanha o mestre canoeiro Manoel Ireno Querino, que aos 91 anos segue construindo canoas de um pau só na Ilha de Santa Catarina, porção insular de Florianópolis, SC. A canoa em construção foi executada com o Garapuvu, árvore símbolo da cidade – seu corte é proibido, mas este exemplar, plantado no pátio de um colégio, precisou ser retirado. A canoa de um pau só, tecnologia herdada do povo Carijó, era utilizada para pescar e atravessar a ilha até o mercado central e realizar as trocas comerciais. O projeto foi financiado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) através do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, na categoria de Patrimônio Cultural, de 2019. Com direção e roteiro de Rodrigo de Freitas, os vídeos estarão disponíveis gratuitamente para acesso no canal da Covil Filmes até às 23h59min do dia 06 de junho. Há duas versões disponíveis, sem acessibilidade e com acessibilidade (Legendas LSE, Libras e Audiodescrição).
02 LER
[Registro da Pesca Artesanal da Tainha no Campeche]
A pesca artesanal da tainha teve início em primeiro de maio e segue até 31 de julho, período em que os cardumes migram para o litoral catarinense para reprodução. A atividade realizada no Campeche, bairro de Florianópolis, foi inscrita no Livro I, do “Registro dos Saberes” como Patrimônio Cultural de Santa Catarina em 2019. O processo de registro foi organizado em livro pelas pesquisadoras Claudia Hickenbick e Elisa Freitas Schemes. Com riquíssimas fotografias e ilustrações da prática, o livro “Registro da Pesca Artesanal da Tainha no Campeche como Patrimônio Cultural de Santa Catarina” está disponível para acesso online na seção de Publicações, do Observatório da Gastronomia.
03 PARTICIPAR
[Pesquisa sobre higiene e manipulação de alimentos]
Se você é do setor de alimentação e atua na Grande Florianópolis, Santa Catarina, a pesquisa “Contribuições técnicas sobre higiene e manipulação de alimentos para uma gastronomia segura na Grande Florianópolis”, coordenada pela professora Elinete de Lima, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), quer ouvir sua opinião sobre as dificuldades e barreiras para a aplicação das normas de boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos. A participação é anônima através de um formulário online dividido em seções: higiene pessoal, recebimento e armazenamento de produtos, pré-preparo dos alimentos, preparo e distribuição de alimentos, higiene do ambiente e a situação na pandemia.
(Observatório da Gastronomia, 04/06/2021)