Reunião Ampliada da Comissão de Educação trata das creches e escolas do município

Reunião Ampliada da Comissão de Educação trata das creches e escolas do município

Foi realizada nesta quinta-feira (24) no âmbito da Comissão de Educação, Cultura e Desporto uma reunião ampliada com as Secretarias de Educação e Segurança Pública e representantes da educação básica para discutir questões relacionadas às creches e escolas do município.

O Secretário de Educação Maurício Fernandes trouxe informações sobre a Escola Básica Municipal Lupércio Belarmino da Silva, do Ribeirão da Ilha, que está sendo reformada. De acordo com o Secretário, atualmente a unidade atende 107 crianças. Dessas, 37 se encontram em ensino híbrido e 39 em ensino remoto.

“A escola irá passar de 500 m2 para 1.700 m2. Na nova escola vai ter sala de informática, sala multimeios, biblioteca, sala de professores, cinco salas de aula, refeitório, ampliação da área administrativa, depósito de material didático, depósito de material de educação física, lavanderia, cozinha e sanitários adaptados”, informa.

Para que a obra seja acelerada e concluída, neste primeiro momento as crianças que hoje se encontram em ensino híbrido foram realocadas para o Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Lapa, que ganhou três salas de aula, sala de informática, refeitório e sala administrativa.

O Secretário de Segurança Pública, Coronel Araújo Gomes, destacou algumas ações de fomento à segurança nas unidades escolares, como o Programa de Orientação e Resistência às Drogas (PROERD) e o desenvolvimento da capacidade da comunidade escolar de identificar e sinalizar comportamentos potencialmente perigosos e reagir a esses incidentes.

Outra iniciativa citada pelo Secretário é o Plano Municipal de Segurança Pública que está sendo desenvolvido neste momento. “Uma das características desse plano é exatamente trabalhar a segurança cidadã, fazendo o cruzamento de todos os projetos da Prefeitura que tenham relação com segurança para que eles conversem entre si.” Como exemplo ele trouxe o contrato com a Secretaria de Educação de videomonitoramento das escolas e creches.

“Estamos trabalhando em um convênio junto ao governo estadual para que algumas dessas câmeras que são de utilidade pública possam incorporar o acervo de câmeras que atendem a segurança pública, com reconhecimento facial, identificação de placas, com o objetivo de proteger a via pública e do cidadão, não só da comunidade escolar. Esse e outros projetos, quando implementados de maneira transversal, é que vão garantir que as crianças estejam seguras”, destaca o Coronel Araújo Gomes.

Também estiveram presentes na reunião os vereadores João Cobalchini (DEM), Renato da Farmácia (PSDB), Bruno Becker (PL) e a vereadora Pri Fernandes (PODEMOS).

(CMF, 24/06/2021)

Tags:
,