Programa Juro Zero Floripa Especial chega a mil operações e inspira outras cidades

Programa Juro Zero Floripa Especial chega a mil operações e inspira outras cidades

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 25/06/2021)

O Juro Zero Floripa Especial, primeiro programa municipal de empréstimos para ajudar pequenos negócios durante a pandemia, chegou à operação número 1.000. O empresário que fez esse contrato histórico foi Wolney Tadeu Mota, 59 anos, que atua com empresa de carpintaria e jardinagem no bairro Vargem Grande, no Norte da Ilha de Santa Catarina, na qual oferece três empregos diretos. A iniciativa da Capital de SC está inspirando outros municípios a criar programas de juro zero.

Para marcar a milésima operação de financiamento a empreendedores, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, entregou um certificado do programa a Wolney Mota. O evento contou com a participação também do presidente do Banco do Empreendedor (BE), Luiz Carlos Floriani.A instituição é a parceira da prefeitura na execução do Programa Juro Zero.

Conforme Gean Loureiro, já foram liberados R$ 3,5 milhões em empréstimos. Além do pioneirismo na linha especial para a fase da pandemia, Florianópolis também foi o primeiro município que ofereceu programa Juro Zero para empreendedores. O modelo segue o adotado de forma inédita pelo governo do Estado a partir de 2011. É Juro Zero porque os contratos têm oito prestações e, se a empresa pagar todas no prazo, a última é paga pela prefeitura.

A Ampe Metropolitana decidiu tornar o programa Juro Zero uma das suas bandeiras de apoio ao empreendedorismo, ao incentivar prefeituras a oferecerem esse tipo de crédito. Segundo o presidente da Ampe, Piter Santana, as câmaras municipais de Biguaçu, São José e Mafra já aprovaram o programa para os respectivos municípios. As prefeituras de São Bento do Sul e São Francisco do Sul também decidiram adotar o programa e vão encaminhar projetos ao legislativo com esse objetivo.

Piter Santana, quando superintendente de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Florianópolis, no primeiro mandato de Loureiro, em agosto de 2017, foi o responsável pela implantação do Juro Zero no município. Para a pandemia, o Juro Zero Especial foi implantado pelo secretário municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires. A Ampe reivindicou condição especial e a prefeitura amplio a quantidade de parcelas para pagar, além de adotar carência de dois meses.