Passarela do CIC: rampas de acesso são recolocadas e serviço está quase concluído

Passarela do CIC: rampas de acesso são recolocadas e serviço está quase concluído

Uma nova etapa da instalação das partes restauradas da passarela do CIC (Centro Integrado de Cultura), na Avenida Governador Irineu Bornhausen, em Florianópolis, encerrou nesta terça-feira (15). Neste terceiro içamento, foram colocadas no lugar a travessia menor — sobre a marginal da Avenida Irineu Bornhausen — e a rampa próxima ao Titri (Terminal de Integração da Trindade), ambos do lado direito da via, no sentido Centro-Trindade.

“Como já foi reinstalada a rampa mais próxima ao CIC e a travessia principal sobre a Avenida, faltam apenas as outras duas rampas que ladeiam o mangue, no sentido Trindade-Centro”, informou a prefeitura de Florianópolis.

Todos os módulos da estrutura metálica passaram por jateamento para retirada da ferrugem e pelas duas primeiras camadas de pintura, um primer e uma pintura intermediária anticorrosiva, no galpão da empresa contratada para executar os serviços. Já os processos de alinhamento e soldagem foram realizados em um canteiro da própria Beira-Mar Norte.

O mesmo processo valerá para as partes que ainda se encontram sob recuperação. A Secretaria de Infraestrutura de Florianópolis ainda não informou quando as demais partes da estrutura da passarela serão transportadas até o local de instalação. A restauração é executada pela empresa A J Montagem e Serralheria Eireli – EPP.

Ainda segundo a prefeitura, “após o içamento da estrutura metálica, será aplicada uma terceira camada de pintura, a de acabamento. Também, serão assentadas as novas placas de concreto que compõem o piso da travessia, para, então, liberá-la ao tráfego de pedestres e ciclistas”.

Restauração da passarela da Avenida da Saudade
Até o momento, no caso da passarela da Avenida da Saudade, foi feita a remoção parcial das placas de concreto correspondentes a duas das quatro rampas, a fim de que ela possa continuar sendo usada pela população. A próxima fase envolve a retirada das demais placas e da estrutura metálica em si para a realização dos devidos serviços de raspagem e de pintura. Essa etapa só ocorrerá quando a passarela do CIC já estiver totalmente reinstalada.

Veja como foi o içamento na reportagem do Balanço Geral Florianópolis!

(Balanço Geral, 15/06/2021)