Novo içamento de módulo da passarela acontece nesta terça (15)

Novo içamento de módulo da passarela acontece nesta terça (15)

Novo içamento de módulo da estrutura metálica da passarela da Avenida Governador Irineu Bornhausen, que vem sendo restaurada pela Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura, vai acontecer na terça-feira (15), entre 7hs e 11hs. Em razão disso, neste período, o trânsito na região terá pequena alteração em via secundária: os motoristas vindos das proximidades da rótula da Penitenciária da Agronômica em direção à Trindade não poderão acessar a Avenida, precisando entrar na Rua Trajano Margarida.  A passarela fica no complexo do Elevado Vilson Kleinubing, próximo ao Centro Integrado de Cultura (CIC), na Agronômica.

Neste terceiro içamento, relativo à reinstalação da passarela, será colocada no lugar a travessia menor – sobre a marginal da Avenida Irineu Bornhausen – do lado direito da via, sentido Centro-Trindade.

Como já foi reinstalada a rampa mais próxima ao CIC e a travessia principal sobre a Avenida, vão ficar faltando a rampa próxima ao Terminal de Ônibus da Trindade, também nesse lado da travessia menor, e as outras duas rampas que ladeiam o mangue, no sentido Trindade-Centro.

Todos os módulos que já foram içados e o que passará por isso nesta terça-feira receberam uma série de tratamentos. Passaram por jateamento para retirada da ferrugem e pelas duas primeiras camadas de pintura (um primer e uma pintura intermediária anticorrosiva), no galpão da empresa contratada para executar os serviços, e pelo alinhamento e soldagem, em canteiro da própria Beira-Mar Norte. O mesmo processo valerá para as partes que ainda se encontram sob recuperação.

Após o içamento da estrutura metálica, será aplicada uma terceira camada de pintura, a de acabamento. Também, serão assentadas as novas placas de concreto que compõem o piso da travessia, para, então, liberá-la ao tráfego de pedestres e ciclistas.

A restauração está sendo executada pela empresa A J Montagem e Serralheria Eireli – EPP.

Passarela da Avenida da Saudade

No caso da passarela da Avenida da Saudade, foi feito, até o momento, a remoção parcial das placas de concreto correspondentes a duas das quatro rampas, a fim de que ela possa continuar sendo usada pela população. A próxima fase envolve a retirada das demais placas e da estrutura metálica em si para a realização dos devidos serviços de raspagem e de pintura. Essa etapa só ocorrerá quando a passarela da Avenida Irineu Bornhausen já estiver totalmente reinstalada.

(PMF, 14/06/2021)